E segue se fortalecendo a organização dos trabalhadores do Setor da Mineração!
O STIM, de Maracás (BA), é umas das três filiadas com processos em andamento junto ao Ministério do Trabalho para a formalização da filiação junto à FITEM, à CNQ e à CUT.
Mas nem o tempo nem o trabalho podem parar e, nesta quarta-feira, dia 21 de agosto , foi iniciado o curso de formação para os dirigentes do sindicato, que terá uma duração de 3dias.
A iniciativa da Federação da Mineração, com o apoio da CNQ e da @cutbahia, aborda conteúdos que passam desde a origem do sindicalismo até os desafios contemporâneos do movimento de representação organizada dos trabalhadores e das trabalhadoras, como a sustentação financeira, a articulação com as bases diante de novas configurações das relações de trabalho e a comunicação.
O companheiro José Deves, Secretário de a Organização e Política Sindical da CNQ, participou da atividade, que integra a missão do presidente da FITEM, Luismar Sousa, e o vice presidente da CUT Bahia Luciomar, em preparar a Conferência Nacional da Mineração, registrar também, a presença e participação da direção do sindimina Porteirinha-MG, onde além do aprendizado no curso, fortalece a aproximação e integração dos sindicatos para qualquer tipo de apoio.
"Aqui teremos três dias de trabalho que vão terminar com a construção do Planejamento Estratégico para a atuação do sindicato. O fortalecimento de cada base é primordial para, no ano que vem, chegarmos à Conferência amadurecidos e construirmos uma pauta unitária que represente as demandas dos trabalhadores do nosso setor", explica Luismar.
O dirigente aponta ainda que, entre os 40 sindicatos da Mineração em atividade, há um enorme campo de articulação política visando a aproximação da FITEM, da CNQ e da CUT, considerando que são 14 as organizações já oficialmente filiadas à federação.