Filiado á:
 
     

Federação Interestadual dos
Trabalhadores nas Indústrias da Extração, Pesquisa e Prospecção
de Minérios e Metais Básicos, Metálicos e Não Metálicos - FITEM

 


DIA DO TRABALHADOR

UM DIA MARCADO DE MUITA LUTA E VITÓRIAS


sem imagem

Você sabe a história por trás do Dia do Trabalhador? Ao longo dos anos, o 1° de Maio se consolidou como um dia de reflexão, luta e reafirmação da classe trabalhadora como a força que move um país. A FITEM marca história na luta pelo direito dos trabalhadores e na atuação da força sindical.

 A HISTÓRIA DA LUTA PELOS DIREITOS DOS TRABALHADORES É MUNDIAL

 O dia primeiro de maio é mundialmente conhecido como o Dia do Trabalhador, data essa que se tornou feriado em diversas nações como forma de homenagem à classe trabalhadora.

 A origem desse dia é marcada por uma luta da classe operária no final do século XIX por melhores condições de trabalho era época da expansão industrial que começou a formar grandes centros urbanos com concentração de trabalhadores. Uma nova configuração das relações de trabalho surgia e exacerbava a característica histórica da relação entre poder econômico e proletariado - a exploração da mão de obra. Naquela época, os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas de mais de doze horas por dia, baixos salários e falta de segurança e higiene no ambiente de trabalho, resultando em acidentes e problemas de saúde.

 Em Chicago, nos Estados Unidos, essa precariedade gerou protestos em 1886, nos quais exigiam-se principalmente a redução da jornada para oito horas diárias. Os patrões (a burguesia) obrigavam os operários a trabalhar em jornadas excessivas nas fábricas, em más condições, com baixa renda. O diálogo era difícil. Os trabalhadores perceberam que era preciso se organizar para exigir direitos e foi desta constatação que surgiram os sindicatos.

 No dia 1° de Maio de 1886, liderados por essas entidades, os operários deram início a uma onda de manifestações exigindo direitos, que pararam os parques industriais. Os protestos culminaram no infame incidente de 4 de maio de 1886 na Praça Haymarket, onde uma bomba explodiu durante uma manifestação, seguida por confrontos entre policiais e manifestantes, resultando em mortes de ambos os lados. Era a greve geral convocada pela Federação dos Grêmios e Uniões organizadas dos Estados Unidos e do Canadá que parou mais de cinco mil fábricas com cerca de 340 mil operários nas ruas. 

 Houve conflito e repressão. Três dias depois, 38 operários estavam mortos, 115 ficaram feridos e foi decretado Estado de Sítio em Chicago. Sindicatos foram fechados. Mais de 300 líderes do movimento operário foram presos e quatro deles foram condenados à morte injustamente, ficando conhecidos como os Mártires de Chicago.

 A data se tornou, então, um marco na luta por direitos da classe trabalhadora e uma expressão nítida da eterna luta de classes na história da humanidade, dando origem ao Dia Internacional do Trabalhador.

 No Brasil, o Dia do Trabalhador está relacionado à grande greve geral ocorrida em São Paulo no ano de 1917, por meio da qual os trabalhadores reivindicavam a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, dentre outras pautas. Em 1924, o então presidente Arthur Bernardes instituiu, por meio do Decreto nº 4.859/24, o dia 1º de maio como dia oficial do trabalhador.

 No entanto, foi na Era Vargas que a data começou a ser mais difundida no país, quando os sindicatos e partidos políticos passaram a organizar manifestações pautadas na defesa dos direitos trabalhistas e eventos voltados para o lazer dos trabalhadores. No dia 1º de maio de 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país e, no mesmo dia, em 1941, a data foi utilizada como marco da criação da Justiça do Trabalho. Em 1º de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho ( CLT) no País.

 Em contrapartida, em 1964, o governo militar proibiu as celebrações do Dia do Trabalhador no país, por receio de protestos contra o regime. Somente em 1968 essa proibição foi revogada, após uma enorme manifestação em São Paulo que reuniu mais de 100 mil pessoas.

 Durante o período de abertura política em 1980, o país testemunhou grandes protestos de trabalhadores e sindicatos em todo o território nacional, demandando condições de trabalho melhores e salários mais justos.

 Em 1988, a promulgação da Constituição Federal do Brasil marcou um marco importante, estabelecendo uma série de direitos trabalhistas, incluindo uma jornada diária de trabalho de oito horas, férias remuneradas, licença-maternidade, entre outros. Conhecida como a "constituição cidadã", ela ajudou a consolidar várias conquistas sociais.

 Desde então, o Dia do Trabalhador tem sido uma data relevante no calendário brasileiro, sendo celebrado com manifestações, apresentações artísticas, eventos culturais e reconhecimento aos trabalhadores do país, que desempenham um papel crucial na construção e no progresso da nação.

          

[+] Veja mais noticias             Voltar para página inicial