Filiado á:
 
     

Federação Interestadual dos
Trabalhadores nas Indústrias da Extração, Pesquisa e Prospecção
de Minérios e Metais Básicos, Metálicos e Não Metálicos - FITEM

 


Projeto de lei PLP 245

RELATÓRIO DA REUNIÃO NO SENADO SOBRE APOSENTADORIA ESPECIAL DOS MINEIROS


sem imagem

Em 27 de novembro de 2019, a assessoria jurídica da liderança do PT no Senado, representada pelo Dr. Marcos Rogerio, recebeu representantes da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração, Pesquisa e Prospecção de Minérios e Metais Básicos, Metálicos e Não Metálicos – FITEM, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Prospecção, Pesquisa, Extração e Beneficiamento de Minerais dos Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí - SINDIMINA-SE/AL/PE/PI e Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT - CNQ/CUT, para definir estratégias de ação contra essa trágica e desumana reforma da previdência especial, que ainda tem como reverter com a PEC Paralela que foi a pouco tempo para a Câmara Federal e ainda vai ter a tramitação na casa e também temos outra instrumento de luta que é o projeto de lei PLP 245 que trata da regulamentação da aposentadoria especial referente a insalubridade.

O Dr. Marcos Rogério, falou sobre a importância das entidades estarem juntas com os parlamentares nesse processo de tramitação da PEC Paralela da reforma da previdência especial e no processo PLP 245, também e para isso vai ser muito importante a participação de outras centrais, pois temos que reunir todas as forças entorno dessa luta.

Algumas sugestões de estratégia foi tentar trazer os parlamentares que ainda não votam juntos com a gente, de outros partidos fora do campo da esquerda mobilização nos estados em aeroportos para pressionar os parlamentares, mostrar a realidade do trabalhador mineiro em audiências publicar para tocar aquele parlamentar que ainda está fechado junto com a gente, fazer divulgação em suas redes sociais.

O Dr. Marcos Rogério, ressaltou a importância das entidades estarem acompanhado mais de perto todo esse processo, junto com parlamentares, e por esse motivo agendar mais uma reunião nos próximos dias.

O Luismar e o Alvaro então tiveram a ideia de levar uma comitiva de presidentes dos sindicatos de trabalhadores de extração de minério de vários estados para que todos se envolvam nessa importante missão. E foram além dando a ideia de levar também uma comitiva de parlamentares para conhecer o trabalho na mina e ver a exposição dos trabalhadores do minério para assim pensarem melhor antes de tirar o direito adquirido com muito esforço de uma classe essência para todos.

          

[+] Veja mais noticias             Voltar para página inicial