Filiado á:
 
     

Federação Interestadual dos
Trabalhadores nas Indústrias da Extração, Pesquisa e Prospecção
de Minérios e Metais Básicos, Metálicos e Não Metálicos - FITEM

 


13 e 14 de junho de 2024

FITEM PARTICIPA DO ENCONTRO NACIONAL DE TRABALHADORES EM MINERAÇÃO NO BRASIL


sem imagem

Sendo realizado pela Central Única dos Trabalhadores - CUT, nos dias 13 e 14 de junho de 2024 o ENCONTRO NACIONAL MINERAÇÃO E TRABALHADORES EM MINERAÇÃO NO BRASIL com o objetivo de refletir acerca do atual contexto da mineração no país e fortalecer o processo interno de organização de trabalhadores deste setor seguindo os princípios e recentes deliberações da Central.
O Seminário Nacional contou com a participação da FITEM mais os representantes dos sindicatos de trabalhadores em mineração filiados à CUT, bem como dirigentes e assessorias da Central com atuação relacionadas ao tema.
Com esse Seminário, esperamos aprimorar o processo interno de organização de trabalhadores/as em mineração e fortalecer a tarefa histórica da Central na defesa dos direitos e da vida dos trabalhadores, das comunidades e do meio ambiente.

Os principais objetivos foi Debater e fortalecer a organização interna de trabalhadores e trabalhadoras em mineração no Brasil de acordo com os princípios históricos e imediatos da CUT. Além de debater os temas atuais relacionados à situação da mineração e de trabalhadores e trabalhadoras em mineração no Brasil.

ESPECÍFICOS
● Identificar os desafios e questões estratégicas e prioritárias para trabalhadores e trabalhadoras em mineração no Brasil.
● Debater e aprofundar a compreensão sobre a relação entre mineração, seus trabalhadores e os temas: direitos humanos; meio ambiente e COP 30; saúde do trabalhador; aposentadoria especial; Normas Regulamentadoras (NR).
● Organizar e instituir o Coletivo Nacional de Trabalhadores em Mineração da CUT e orientar a organização dos Coletivos Estaduais
● Definir a estratégia e participação da CUT nos espaços tripartites de participação e negociação, como a Mesa de Diálogo “Em torno da Mineração no Brasil”, instituída pelo Governo Federal.
● Elaborar perfil de dirigentes do setor de mineração participantes do Seminário.
● Iniciar mapeamento da atuação e presença da CUT no setor de mineração.

 

Veja fotos do evento:

fotos fotos fotosfotos

 fotos fotos

 

          

[+] Veja mais noticias             Voltar para página inicial